quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Contagem de eritroblastos!

Depois de muito tempo sem postar, voltei ao Blog!

Hoje estou escrevendo sobre os eritroblastos. Algumas vezes podemos nos deparar com hemogramas que apresentam eritroblastos, mas nao podemos soltar hemograma pelo aparelho sem olhar as lâminas, pode ser um grande erro, ainda mais porque o aparelho pode contar esses eritroblastos como leucócitos, falseando o resultado da contagem de leucócitos. Não é normal o aparecimento de eritroblastos no sangue periférico, salvo em hemogramas de recém-nascidos, que assim pode ser fisiológico. Em patologias como a anemia hemolítica ou em casos de hemorragias intensas também pode levar a ocorrência dessas células por exigir muito da medula.

Agora vamos ao importante! A correção da contagem global dos leucócitos quando forem encontrados 10 ou mais eritroblastos em 100 leucócitos na contagem diferencial.

O cálculos se dá da seguinte forma:
1) Soma-se o total de eritroblastos encontrados aos 100 leucócitos contados diferencialmente.
2)faça o cálculo: Contagem global x 100 / Soma de eritroblatos e leucócitos contados diferencialmente.

Exemplo: 12000 leucócitos (contagem global)
14 eritroblastos encontrados no diferencial
100 células contadas no diferencial
Conta: 12000 x 100 / 114
Resultado: 10526 (contagem global corrigida - leucócitos /mm3)

Pronto aí está a conta!


Quem quiser ver as imagens de eritroblastos, eu recomendo que entrem nesse link: http://www.ciencianews.com.br/atlas-hemat/atlas-hemat-index.htm é o Atlas de Hematologia da conceituada Academia de Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário: